Campanha

Campanha alerta para os riscos da graduação EAD em Arquitetura e Urbanismo

Arquitetos e urbanistas são profissionais que garantem boas condições de vida, saúde e segurança nas nossas casas e cidades. Todos que desejam se formar em Arquitetura e Urbanismo devem procurar cursos de qualidade, completos, que garantam uma preparação para o mercado de trabalho e uma condição plena de enfrentar os desafios da profissão.

Para defender o ensino de qualidade e assegurar uma profissão abrangente, a serviço de toda a sociedade, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) lança a campanha EAD NÃO, que alerta para os riscos do Ensino a Distância.

O incentivo aos cursos na “modalidade EAD” é um exemplo do desprezo pela qualidade, pois elimina completamente as atividades presenciais, atelier de projeto, laboratórios, bibliotecas, interação entre professores e estudantes, com o único objetivo do barateamento e sob o falso argumento de “democratização”. 

O CAU/RS reconhece a legitimidade do Ministério da Educação (MEC) para tratar dos temas de graduação, mas na área de Arquitetura e Urbanismo não pode prescindir da participação do Conselho e das entidades da área para definir seus critérios de ensino

EAD é uma ferramenta, não uma modalidade viável, como o presencial. Uma sociedade mais justa somente se constrói com ensino de qualidade.

 

Conheça mais ações do CAU/RS em defesa do ensino de qualidade

 

MAIS SOBRE: EAD ensino campanha

10 respostas

  1. Um posicionamento confuso: é contra os 100% ou contra a EAD? As entidades de arquitetura estão se perdendo nessa discussão e vão acabar tendo que engolir uma solução ruim, mas mal contestada.

    1. A posição do Conselho e entidades é o uso do EAD como ferramenta de ensino, não como modalidade. Nesse caso, defendemos que a graduação não pode ser 100% remota.

  2. COMO ARQUITETA ENTENDO QUE CURSOS EAD EM ARQUITETURA E URBANISMO NÃO FORMAM PROFISSIONAIS APTOS A CONCEBEREM EDIFÍCIOS (QUAISQUER QUE SEJAM – DA MENOR CASA A UM AEROPORTO OU HOSPITAL, ENTRE OUTROS), ESPAÇOS PÚBLICOS ABERTOS (PRAÇAS, PARQUES), LOTEAMENTOS, PLANOS DIRETORES, ETC., SEM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, AS LEITURAS, ANÁLISES CRÍTICAS E VIVÊNCIAS EM LOCAIS E OBRAS. CURSOS EAD É A GARANTIA DE EDIFICAÇÕES E CIDADES PIORES E MAIS DESUMANAS. O QUE PRECISAMOS É DE MENOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO SEM QUALIDADE E DE MAIS CURSOS BEM ESTRUTURADOS, QUE FORMEM ARQUITETOS URBANISTAS QUE POSSAM CONTRIBUIR EFETIVAMENTE COM UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA NOS ESPAÇOS CONSTRUÍDOS E NAS NOSSAS CIDADES, TORANANDO-OS MAIS SAUDÁVEIS SOB TODOS OS ASPECTOS, COMPREENDENDO E RESPEITANDO O MEIO NATURAL (AMBIENTE).o ARQUITETO URBASNISTA É O ‘MÉDICO’ DO AMBIENTE.

  3. Parabéns CAU ao pela campanha de alerta dos riscos da modalidade de ensino EAD. A pouco dias atrás falei com uma colega recém formada em Arquitetura e Urbanismo e perguntei se haviam estudado no período do curso história da arquitetura. Sua resposta foi não e ainda retrucou indignada para que isso.

  4. Ola gostaria de saber a respeito da graduação modalidade híbrido em Arquitetura e Urbanismo se terá problemas para ter o seu registro?

  5. Acredito que a pandemia nos trouxe reflexões profundas sobre o modo de ensinar e aprender. Sou contra o ensino
    à distancia em seu contexto original, onde o aluno busca do conhecimento “por conta própria”. Entretanto, a modalidade de ensino híbrida, onde o professor continua com um papel atuante, demonstrou-se muito pertinente ao século 21 (assim como o home-office veio para ficar). Acho que ao invés de “brigar” com o mercado de ensino sobre o curso EAD, seria prudente por parte da CAU sentar à mesa com os educadores, para entender que algumas disciplinas do currículo são perfeitamente aceitáveis na modalidade híbrida. Um curso 100% presencial é maçante para muitos que precisam trabalhar e estudar, e não é garantia de produtividade no processo de ensino-aprendizagem.

  6. Só que se esquecem do custo para muitos que sonham com essa carreira e não tem tanta condição para bancar um curso 100% presencial e fora que muitos trabalham tanto que mau tem tempo de chegar no primeiro horário.
    A questão é o MEC pegar mais pesado em questão das faculdades com o curso EAD, pois muitas passam conteúdos desatualizados, fora que mesmo presencial muitas faculdades e universidades não tem os aparelhos que precisam para aulas práticas
    E se o O CAU ajudar e dar a garantia de 100% do aproveitamento do curso a gente se graduar pagar o CAU e conseguir trabalhar na área, e o valor do curso ser justo para as pessoas que estão em EAD, eu apoio isso.

  7. Infelizmente conheço arquitetos formados em grandes universidades q nao sabem de coisa nenhuma…impressionante… de cair o queixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Campanha destaca atribuições de profissionais de Arquitetura e Urbanismo

CAU/RS inicia segunda fase da campanha pela valorização profissional

Descomplica Ética: página reúne perguntas e respostas mais frequentes sobre o tema

Pular para o conteúdo