Campanha

CAU/RS inicia 2023 com nova campanha de valorização profissional

A campanha “Em todo projeto e obra cabe um arquiteto, uma arquiteta” circula nas rádios gaúchas desde o último trimestre de 2022. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) inaugura o ano de 2023 dando continuidade ao conteúdo, que valoriza o trabalho de arquitetos e arquitetas, com um vídeo produzido para circular nas redes sociais.

Na hora de construir ou reformar, o arquiteto e urbanista é o profissional que vai fazer com que o seu sonho se encaixe no seu orçamento, valorizando o imóvel, deixando os espaços práticos e bonitos e garantindo as melhores soluções. 

Durante a pandemia, quando muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, ficou evidente a necessidade de adequar os ambientes, melhorar a circulação, a iluminação, a ventilação natural para reduzir os custos com energia. Muitas famílias também cresceram: filhos chegaram, humanos ou pets. A casa deixou de ser um lugar de passagem para se tornar o centro de convivência e de referência para buscar e encontrar qualidade de vida.

Arquitetos e arquitetas mostraram na prática como pensar cada ambiente faz diferença e melhora o dia a dia. É um trabalho acessível, que torna real o projeto de quarto, banheiro, sala ou cozinha e evita “o barato que sai caro”. Como disse a arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro na Trienal de Arquitetura e Urbanismo: “Falar sobre casa, sobre o direito de viver bem, nunca vai sair de moda, sempre vai ser uma necessidade e isso sempre vai estar associado ao nosso trabalho”.

 

 

 

O perigo da autoconstrução 

Um levantamento realizado pelo CAU Brasil indica que 85% dos brasileiros constroem ou reformam sem a orientação de arquitetos e urbanistas ou outros profissionais habilitados. Além de iniciar uma obra sem previsão de produtividade, recursos e tempo de conclusão, a segurança das pessoas é colocada em risco sob responsabilidade de profissionais que são apenas executores, trabalhadores da construção civil.

A emissão do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) é obrigatória para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, pois atesta sua competência e obrigação com o cliente e com a lei. Os síndicos de condomínios, por sua vez, têm o dever de exigir o documento. O RRT garante segurança para todos: profissionais e clientes, síndicos e condôminos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Campanha destaca atribuições de profissionais de Arquitetura e Urbanismo

CAU/RS inicia segunda fase da campanha pela valorização profissional

Descomplica Ética: página reúne perguntas e respostas mais frequentes sobre o tema

Pular para o conteúdo