Patrimônio

CAU Vivo: a importância da comunidade na preservação do Patrimônio Cultural

A segunda edição do CAU Vivo especial Patrimônio Cultural acontece terça-feira, dia 04 de outubro, às 18h30.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), por meio da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC), dá continuidade à série do CAU Vivo – transmissões ao vivo de conteúdos especiais – dedicada ao Patrimônio Cultural. A primeira edição celebrou o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural com arquitetos e urbanistas pioneiros no trabalho de preservação.

A segunda edição acontece no dia 04 de outubro, às 18h30, e terá como tema a “Participação Comunitária na Defesa e Salvaguarda do Patrimônio Cultural”. Participam os arquitetos e urbanistas Lucas Kirchner e Jorge Stocker e a advogada e ativista cultural especialista em Direito Público Jacqueline Custódio. A mediação será da conselheira Carline Carazzo. O bate-papo terá duração de 1h e será transmitido pelo canal do Conselho no YouTube.

 

Clique aqui e ative a notificação

 

Convidados

  • Lucas Kirchner – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), com período de graduação sanduíche na School of Architecture, Planning & Landscape da Universidade de Newcastle, na Inglaterra (2014), e mestrado pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS (2022). Exerceu a profissão de arquiteto e urbanista na prefeitura de Lajeado entre 2021 e 2022 e está, atualmente, na prefeitura de Ibirubá.
  • Jorge Stocker – É arquiteto e urbanista formado pela Feevale (2016), mestre pela UFRGS (2019) e doutorando em Planejamento Urbano e Regional. Atua com projetos arquitetônicos e estudos técnicos que envolvem patrimônio cultural, imóveis e sítios históricos. É criador do projeto O Campanário, que conta com mais de 13 mil seguidores e 1.500 alunos formados pelos cursos.
  • Jacqueline Custódio – Advogada (FMP, 2012), especialista em Direito Público, bacharela em Artes Visuais (UFRGS, 1999), com ênfase em fotografia, e médica (UFRGS, 1985), com especialidade em Medicina do Trabalho. Ativista pela preservação do patrimônio cultural, atuando como diretora jurídica da Associação de Amigos do Cais do Porto (AMACAIS), é a atual coordenadora do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro/RS e coordenadora adjunta do Núcleo RS/ICOMOS Brasil, mestra no PPG Museologia e Patrimônio (UFRGS), com inúmeros cursos na área de patrimônio cultural. Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS).
  • Carline Carazzo – Arquiteta e urbanista especialista em Cidades e mestra em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental. Conselheira do CAU/RS, na Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) e Integrante do Conselho do Patrimônio Cultural (COMPAC) em São Leopoldo. Trabalha com educação patrimonial, inventários e metodologias colaborativas. Atua em pesquisas no campo do Patrimônio Histórico, Direito à Cidade, Planejamento Urbano, Gênero e Diversidade no Meio Urbano.

 

#AnotaAí

CAU Vivo – Especial Patrimônio Cultural | 2ª edição

 

MAIS SOBRE: debate CAU Vivo

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vitória! Recurso do CAU/RS é acolhido pela Justiça e prédio da Smov será preservado

Abaixo-assinado em defesa da preservação do antigo prédio da SMOV

CAU/RS em defesa do patrimônio e dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo