Sem categoria

CAU/RS garante a participação de empresas de Arquitetura e Urbanismo em licitação

Ao propor uma Ação Coletiva, representando empresas de Arquitetura e Urbanismo, o CAU/RS obteve êxito judicial para garantir o direito ao exercício da profissão.

 

O Edital de Tomada de Preços nº 001/2017 do Município de Santa Margarida do Sul permitia somente a participação de pessoas jurídicas com registro profissional e inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA, impedindo a participação dos profissionais que se encontram inscritos no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU.

 

A Ação Civil Pública ajuizada pelo CAU/RS teve parecer favorável, possibilitando a participação no Edital de empresas e profissionais registrados no CAU. O processo será reaberto e o Município deve divulgar, nas mesmas plataformas utilizadas anteriormente, as novas datas para envio de documentação e propostas.

 

Saiba mais

A fiscalização de processos de licitações faz parte da rotina do CAU/RS. Os fiscais do Conselho, com o apoio do setor jurídico, fazem a análise do objeto e requisitos de qualificação técnica dispostos em editais. Verificado o impedimento à participação de profissionais e empresas registrados no CAU, no desempenho de atividades relativas ao exercício de arquitetura e urbanismo, encaminha-se ofício de impugnação ao ente proponente da licitação.

A contribuição dos arquitetos e urbanistas é muito importante neste processo. Denúncias podem ser feitas através do SICCAU ou e-mail para fiscalizacao@caurs.gov.br, com o envio do edital a ser analisado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo