Nota Pública

Enchentes no Rio Grande do Sul

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) solidariza-se com os gaúchos e gaúchas atingidos pelas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul.

Informamos à população que nossa infraestrutura e pessoal serão novamente colocados à disposição do Governo do Estado para auxílio no que for possível.

No entanto, não basta apenas a solidariedade. É necessária uma mudança de postura das autoridades. É urgente que os governos trabalhem na prevenção, por meio do investimento em planejamento urbano para evitar que tragédias como essa se repitam.

Informamos à população e às autoridades que solicitaremos autorização ao CAU/BR para isentar de todas as taxas as obras de reconstrução das cidades atingidas, da mesma forma que fizemos no episódio do ciclone que assolou o Vale do Taquari no ano passado.

Andréa Hamilton Ilha
Presidente CAU/RS

Uma resposta

  1. Esta enchente em Porto Alegre e área Metropolitana, está servindo, infelizmente, para calar a boca de muitos colegas Arquitetos e outros políticos, que defendiam acirradamente que o muro da Mauá precisava ser demolido, pois era um símbolo da ditadura que distanciava o Guaíba da população, etc…
    Embora funcionando precariamente , pois casa de bombas, portões e diques que compõe o sistema de controle de cheias, embora os avisos do clima no ano passado, foram a muito tempo esquecidos e deixados de lado sem qualquer tipo de manutenção, mas mesmo assim esta demonstrando a sua importância . Acho que de agora em diante Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo vão cuidar melhor desse patrimônio, que embora com pouca representação arquitetônica, e muito importante como obra SOCIAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Pela qualidade do ensino presencial

Incêndio na Pousada Garoa

CAU/RS em defesa do patrimônio gaúcho

Pular para o conteúdo