Ações Afirmativas

Mais diversidade e inclusão: conheça a nova comissão temporária do CAU/RS

Objetivo é ampliar diálogo e iniciativas do Conselho com foco em ações afirmativas.

O caminho para ser um Conselho mais inclusivo e diverso passa pelo diálogo entre as muitas vozes que formam o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Foi com este objetivo que nasceu a Comissão Temporária de Ações Afirmativas (CTAA). Com proposta de criação aprovada por unanimidade durante a 136ª Plenária, ao fim de 2022, os integrantes foram definidos logo na primeira reunião de 2023, em janeiro, na sede da Amrigs. 

Sob coordenação do conselheiro Carlos Eduardo Iponema, a CTAA também é formada pelas arquitetas e urbanistas Carline Carazzo, Cecília Esteve, Flávia Licht e Nathália Gomes. O plano de ação é composto, inicialmente, por 13 objetivos, sendo o primeiro deles dar continuidade ao compromisso assumido pelo CAU Brasil, a partir da publicação da “Carta pela Equidade e Diversidade no Cotidiano e no Conselho de Arquitetura e Urbanismo”, de 25 de maio de 2022, a qual busca garantir a equidade e diversidade no Conselho.

No Rio Grande do Sul, a Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/RS, criada em 2019, foi um dos primeiros movimentos nesta direção, promovendo debates sobre o tema e cujo legado foi resgatado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Gênero ao longo de 2022. “O GT nos mostrou o quanto precisamos trabalhar e melhorar, principalmente, a representatividade profissional dentro do Conselho, para que todos os profissionais atuem de maneira inclusiva e igualitária”, afirma Carline Carazzo, conselheira do CAU/RS que atuou no GT de Gênero e colaborou para a aprovação da Comissão Temporária de Ações Afirmativas.

“Minha expectativa é darmos um grande passo no caminho da supressão de qualquer tipo de discriminação e preconceito – seja por raça, etnia, gênero, orientação ou geracional – nos ambientes de trabalho ligados à arquitetura. Espero que tenhamos o maior número de pessoas trabalhando em conjunto com a Comissão para nos tornarmos, coletivamente, mais fortalecidos. Da mesma forma, almejo que nesse processo o sentimento de pertencimento à arquitetura ocorra para todos e todas, e que as oportunidades de trabalho e valorizações sejam equitativas” afirma o conselheiro Carlos Eduardo Iponema, coordenador da CTAA.

Agora, a CTAA terá reuniões semanais para que o plano de ação seja cumprido. Uma das primeiras iniciativas será o Seminário de Ações Afirmativas – Arquitetura, Urbanismo e Identidades, que ocorrerá dias 06 e 07 março, no Teatro da Amrigs. Mais informações em breve! Enquanto isso, conheça os integrantes da Comissão Temporária de Ações Afirmativas do CAU/RS.

Quem é a Comissão?

Carlos Eduardo Iponema: arquiteto e urbanista, mestre em Avaliação em Impactos Ambientais, especialista em Engenharia e Arquitetura Hospitalar. Arquiteto concursado da Secretaria Estadual de Obras Públicas e professor universitário na Uniftec.

Carline Carazzo: arquiteta e urbanista, especialista em Cidades e mestra em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental com a dissertação intitulada “Participação Feminina: Um Olhar sobre o Patrimônio Cultural de São Leopoldo (RS)”. Trabalha com educação patrimonial, inventários participativos e metodologias colaborativas. Estuda e tem interesse em temáticas de direito à cidade, equidade, gênero e diversidade no meio urbano.

Cecília Esteve: arquiteta e urbanista, possui formação técnica em Guia de Turismo. Atualmente, desenvolve mestrado acadêmico no PROPUR-UFRGS com o tema “A Viagem de Estudos como Ferramenta de Ensino em Arquitetura e Urbanismo”. É idealizadora do ArqTur, um programa de viagens de estudos que promove turismo cultural com roteiros especializados em Arquitetura e Urbanismo.

Flávia Licht: arquiteta e urbanista, graduada em 1974 pela UFRGS, com especialização e atuação profissional em Moradia Popular, Gerontologia Social, Inclusão e Acessibilidade e ainda nas áreas de Memória e Patrimônio Cultural.

Nathália Gomes: arquiteta e urbanista, especialista em Gestão Estratégica do Território Urbano. Atualmente, desenvolve mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS, com foco na produção urbana de quilombos em Porto Alegre, a partir de uma perspectiva de gênero, e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Margem_Laboratório de narrativas urbanas desde 2022. Conselheira eleita do Conselho Estadual do IAB RS. Tem atuação predominante em pesquisas e em atividades com as seguintes temáticas: território e territorialidades, especialmente territórios quilombolas, lutas urbanas e práticas insurgentes, espaços públicos, paisagem urbana e desenvolvimento urbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Estudantes e profissionais debatem cidades acolhedoras para mulheres 

Cidades para mulheres é tema de evento na UFRGS

Para entender o Brasil e a profissão: referências literárias

Pular para o conteúdo