Nota de Pesar

Mariano Arana

É com imenso pesar que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) informa o falecimento do arquiteto e urbanista e político uruguaio Mariano Arana, ocorrido neste domingo (04/06). Ele tinha 90 anos. Nascido em Montevidéu, formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidad de la Republica, onde também foi docente e diretor do Instituto de História da Arquitetura. Entre 1986 e 1989, presidiu a Comissão de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Nação.

Sua luta em defesa do patrimônio histórico e arquitetônico da capital uruguaia também fez parte de sua vida política; Arana foi prefeito em duas gestões, senador, ministro e vereador. Em 2014, em entrevista para a revista Espaço, publicação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), ele revelou ter como referência e inspiração os nomes de Le Cobusier e do conterrâneo Julio Vilamajó. “Para mim, um arquiteto é um organizador do espaço a serviço das pessoas”, afirmou.

Para o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, Mariano Arana foi um “político que fez a diferença por ser arquiteto”.

Conheça mais sobre o legado de Arana assistindo ao vídeo abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Sarah Silva Domingues

Vera Fabricio Carvalho

Clovis Ilgenfritz da Silva: três anos de saudade

Pular para o conteúdo