Nota Pública

Nota oficial em defesa da democracia e do Patrimônio Cultural

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) ratifica e reafirma os termos da Nota Oficial do CAU Brasil acerca do grave atentado contra a Ordem Democrática e o Estado de Direito ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

Além do ataque à democracia e às três instituições basilares do Estado Democrático, foram danificados bens integrantes do Patrimônio Cultural da Humanidade. Brasília é assim declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e todos os profissionais da Arquitetura e do Urbanismo sabem da sua importância para o desenvolvimento e afirmação do nosso país como expoente mundial em nossa área profissional.

O CAU/RS salienta que eventuais posições em contrário, provindas de Conselheiros ou profissionais, não correspondem ao posicionamento institucional da nossa Autarquia e que tais manifestações são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Arquitetos e urbanistas, como todos os cidadãos, podem manifestar-se como melhor lhes parecer, sendo, contudo, responsáveis por suas ações e declarações, na forma da lei.

A Arquitetura e Urbanismo deve promover a qualidade de vida para todos, o desenvolvimento harmonioso das cidades e a participação da sociedade na definição das políticas de desenvolvimento urbano, o que somente pode ocorrer em um ambiente democrático, com respeito às leis e às instituições.

Porto Alegre, 9 de janeiro de 2023.

CAU/RS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Enchentes no Rio Grande do Sul

Incêndio na Pousada Garoa

CAU/RS em defesa do patrimônio gaúcho

Pular para o conteúdo