Na Mídia

Perspectivas CAU/RS: Direto à Moradia Adequada e Carta de Caxias do Sul

A próxima edição do podcast do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) – Perspectivas CAU/RS – fala sobre o Direito à Moradia Adequada e a Carta de Caxias do Sul, apresentada na plenária temática realizada em junho, como parte da programação do Rumos da Arquitetura e Urbanismo – Regiões Serra e Vales.

O acesso à moradia digna é um direito garantido pela Constituição, mas o déficit habitacional é a grave realidade que atinge milhares de brasileiros. A Lei Federal º 11.888/2008, também conhecida como a Lei que promove a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), garante o acesso de famílias de baixa renda ao trabalho remunerado de profissionais de Arquitetura e Urbanismo. No entanto, muitas prefeituras nem mesmo contam com arquiteto e urbanista em seu quadro operacional, assim como grande parte da população desconhece a lei. O CAU/RS tem inúmeros projetos voltados à promoção da ATHIS, por meio do protagonismo de arquitetos e urbanistas como agentes de transformação social. Um deles é o Nenhuma Casa sem Banheiro, iniciativa que nasceu como medida emergencial em 2o2o e que agora avança em diversos municípios gaúchos, entre os quais Caxias do Sul.

Conversam sobre o tema o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, e o conselheiro Carlos Eduardo Pedone. O programa vai ao ar pela Rádio Arquitetura na próxima quinta-feira (20/07), às 10h. Acompanhe pelo site da Rádio ou pelo YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

ATHIS: Iniciativas do CAU/RS são referência para Fiocruz

CAU/RS prepara ação para tentar evitar demolição de prédio da Smov

Entrevista: presidente do CAU/RS avalia revisão do Plano Diretor de Porto Alegre

Pular para o conteúdo