Institucional

Série de projetos especiais aprovados durante a 129ª Plenária do CAU/RS

Capacitação em ATHIS, software livre e unificação dos canais de atendimento estão entre as iniciativas.

Uma reunião para apresentar resultados e projetar ações para o futuro. Este foi o tom da 129ª Plenária Ordinária do CAU/RS, realizada na última sexta-feira (18) no prédio da nova sede da Fecomércio-RS.

O primeiro momento foi destinado à prestação de contas, com a apresentação de balancetes e da execução do ano de 2021. O destaque da pauta, entretanto, ficou por conta da aprovação de três importantes projetos especiais: as capacitações em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e o programa de software livre, apresentados pelo Gabinete de Presidência, e o projeto de omnichannel, apresentado pela Gerência de Atendimento.

As capacitações em ATHIS fazem parte de um acordo de cooperação com a Escola da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a Famurs. “Queremos levar aos colegas que atuam na área pública, sobretudo nos municípios gaúchos, um curso prático para demonstrar como implantar projetos de ATHIS em diferentes escalas”, explica o Chefe de Gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares. O curso terá duração de dois dias e será ministrado por arquitetos e urbanistas com larga experiência em desenvolvimento de projetos de ATHIS na esfera pública.

Já o projeto Software Livre é uma iniciativa do CAU/RS juntamente com as entidades que compõem o Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), e será desenvolvido em parceria com a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), que já possui uma iniciativa nessa área. “O Conselho quer apoiar arquitetos e urbanistas no dia a dia, levando uma alternativa para o desenvolvimento da profissão com softwares livres” complementa Soares.

Por sua vez, o projeto especial que prevê a implementação da ferramenta omnichannel busca unificar todos os canais de atendimento em uma mesma plataforma. De acordo com a gerente de setor, Marina Proto, a ferramenta irá aprimorar o processo de monitoramento de indicadores do atendimento, o fluxo de trabalho das equipes e a qualidade do serviço prestado. “Nossa expectativa é executá-lo o mais rápido possível, uma vez que ele está entre os projetos prioritários desta gestão”, afirma.

Equidade de Gênero e Comissão de Acervo

Entre 2019 e 2020, o CAU/RS contou com a atuação da Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG), que teve iniciativas marcantes para falar sobre inclusão, visibilidade, entre outras pautas fundamentais relacionadas à igualdade de gênero. O resultado das atividades da comissão foi apresentado a partir de um relatório, com um plano de ações que serão organizadas e implementadas em três eixos: organizacional, voltado aos funcionários e conselheiros do CAU/RS; profissional, direcionado atividades que impactam a Arquitetura e Urbanismo e o eixo sociedade, que prevê um alcance mais amplo, além da profissão. O plano de ações será idealizado junto à Comissão de Organização e Administração (COA), com previsão de conclusão até o fim de 2022. Outro importante relato foi sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão Temporária de Acervo, que resultou na constituição do Centro de Memória do CAU/RS, com vistas a ser lançado em dezembro de 2022, de forma virtual, dando visibilidade ao acervo museológico do Conselho.

A tarde foi reservada à apresentação do Planejamento Estratégico para 2022 e dos projetos especiais das demais gerências, além dos relatos de cada comissão do Conselho. Sobre o planejamento, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, afirma se tratar de “um material que está sendo trabalhado diariamente, mas é importante termos uma visão geral e saber qual parte de cada um de nós participa e colabora”. 

A próxima Reunião Plenária do CAU/RS está prevista para acontecer dia 18 de março, com a presença da presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS reforça seu posicionamento no enfrentamento às enchentes

Carta à sociedade e aos gestores públicos

Comitê Ação pela Reconstrução reúne-se com Secretaria Extraordinária da Presidência da República

Pular para o conteúdo