Patrimônio

Vitória para a preservação do patrimônio histórico!

Em Farroupilha, o Moinho Covolan foi arrematado pela prefeitura em leilão público.

Abraço simbólico foi realizado durante as celebrações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2022 | Foto: Associação Moinho Cultural

Um importante símbolo da cidade de Farroupilha, na Serra gaúcha, ganhou um novo significado ao fim do mês de setembro. O Moinho Covolan, prédio erguido na primeira metade do século 20, foi arrematado pela prefeitura municipal de Farroupilha após realização de leilão público. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) acompanhou o processo!

O Conselho foi responsável por enviar ofícios ao Executivo Municipal e para o Ministério Público Estadual, o qual realizou reuniões que o CAU/RS também acompanhou. O objetivo era alertar para a importância da salvaguarda deste bem. No mês de agosto, a conselheira Márcia Elizabeth Martins, coordenadora adjunta da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC), participou de uma ação que promoveu um grande abraço simbólico ao redor do moinho.

Ao fim de agosto, a conselheira e coordenadora adjunta da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC-CAU/RS), Márcia Elizabeth Martins, participou do evento “Abrace o Moinho”, em que profissionais e a comunidade como um todo promoveram um abraço simbólico em torno do imóvel. “Estar lá, presencialmente, serviu para registrar o empenho do CAU/RS nas causas da proteção do Patrimônio Cultural, valorizando assim os profissionais da Arquitetura e Urbanismo neste campo de atuação especificamente. Foi muito bonito participar! Com a realização do leilão e o arremate por parte da Prefeitura, vislumbra-se que esta edificação possa servir como referência histórica e cultural da cidade e da região, e podemos considerar que nosso trabalho no CAU/RS cumpre os objetivos de contribuir e alertar para importância de proteger, salvaguardar e divulgar nossos patrimônios culturais.”

Registro histórico do Moinho Covolan, em Farroupilha. | Foto: Associação Moinho Cultural

“Sabemos a relevância e a importância do Moinho Covolan para o contexto histórico da cidade. Mais do que isso, compreendemos o fato dele estar localizado em um ponto estratégico da cidade e da grande possibilidade de ser um receptivo de diversas ações e espaços culturais. Estamos seguindo nosso compromisso de reduzir aluguéis, uma vez que, com a compra, teremos remanejamento de espaços que, atualmente, geram custos mensais altos aos cofres públicos. Agradeço a compreensão da população e dos envolvidos até aqui”, frisou o prefeito municipal, Fabiano Feltrin.

Agora, o prédio deve passar por análise técnica, respeitando todos os critérios para manutenções, uma vez que o mesmo possui Tombamento de Volumetria Externa. Após, será feito o planejamento para uso do local, que possui décadas de história e uma gama enorme de possibilidades de uso para serviços públicos.

Prédio foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Farroupilha | Foto: Associação Moinho Cultural
Fonte: Prefeitura de Farroupilha

 

MAIS SOBRE: Farroupilha CPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vitória! Recurso do CAU/RS é acolhido pela Justiça e prédio da Smov será preservado

Abaixo-assinado em defesa da preservação do antigo prédio da SMOV

CAU/RS em defesa do patrimônio e dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo