Congresso Brasileiro de Arquitetos faz história na capital gaúcha

21º CBA: Porto Alegre no mapa da Arquitetura e Urbanismo brasileira. 

Direito às cidades, moradia, ética, segurança pública, cultura e memória, gênero. Esses foram alguns dos temas da rica e diversa programação do 21º Congresso Brasileiro de ArquitetosPromovido pelo IAB RS e correalizado pelo CAU/RS e pelo CAU/BR, o 21º CBA aconteceu entre os dias 9 e 12 de outubro de 2019, recebendo cerca de 2,5 mil pessoas.

O Congresso teve como tema “Espaço e Democracia” e homenageou a arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memoriam), reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho em nome da preservação do patrimônio histórico e por zelar pela qualidade dos espaços públicos. Para falar sobre espaço e democracia na prática, promovendo vivências nos espaços públicos, prédios históricos, praças e parques, o evento foi realizado em diferentes locais de Porto Alegre. Entre eles, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, a Praça da Alfândega e o Multipalco Theatro São Pedro.

Homenagens, política e história

A abertura oficial do 21º CBA foi emocionante. As músicas apresentadas pela Orquestra Villa Lobos, projeto social que há 25 anos ensina música a jovens da periferia de Porto Alegre, abriram com delicadeza uma noite marcada por posições firmes e apelos urgentes. Além disso, foram realizadas duas homenagens extremamente significativas para a Arquitetura e Urbanismo. A primeira foi a entrega do Colar de Ouro do IAB a Clóvis Ilgenfritz da Silva, recebida pelo filho e presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, acompanhado dos irmãos Camilo e Letícia; e a homenagem à Briane Bicca, na ocasião representada pelo marido, Paulo, e os filhos Sofia e Diogo. 

Grandes debates, sessões temáticas e muita cultura

O CBA propôs a reflexão sobre os mais diversos campos de atuação da Arquitetura e Urbanismo por meio de diferentes formatos: bate-papo, grandes debates, sessões temáticas, oficinas e apresentações de projetos acadêmicos abordaram os universos do planejamento urbano, patrimônio histórico, arquitetura de interiores, políticas públicas, ATHIS, EAD, para citar alguns. Isay Weinfield, Claudio Acioly Jr., Carlos Vainer, Rita Velloso, Betânia Alfonsin, Nabil Bonduk, Bete França, Tainá de Paula, Thiago Andrade, Jorge Jauregui, Gisela Mendez, Viviana Tobon Jaramillo, são alguns dos nomes ouvidos pelas cerca de 2,5 mil pessoas, entre profissionais formados e estudantes, que passaram pelo evento.

Ermínia Maricato foi responsável pela palestra de abertura, resgatando a história do Brasil para apresentar de que forma os quase 400 anos de escravidão e os mais de 300 anos de colonialismo têm impacto na abismal desigualdade ainda vivida entre os brasileiros. A programação cultural também foi um ponto forte do CBA, que trouxe shows musicais, peças de teatro e outras intervenções totalmente gratuitas, podendo ser conferidas diariamente na Praça da Alfândega. No dia do encerramento, o presidente do UIA2020RIO Sérgio Magalhães apresentou o evento internacional que ocorreu em julho de 2021. Além disso, houve uma comovente salva de palmas em homenagem a duas grandes perdas da profissão em 2019: Moacyr Moojen Marques e Demetre Basile Anastassakis, o Grego. A programação foi encerrada com chave de ouro com diversos shows na Praça da Alfândega.

Especial 21º CBA

O CAU/RS preparou uma série de reportagens especiais sobre os grandes debates e temas abordados durante o evento: Assistência Técnica na América Latina, Direito à Cidade, Direito à Moradia, Ensino à Distância (EAD), cidades muradas, gênero, entre outros. Clique aqui e confira.