Promoção e proteção do Patrimônio Histórico, Urbanístico e Paisagístico estadual

O Patrimônio Histórico e Cultural gaúcho ganhou um importante espaço institucional de discussão no CAU/RS. O Conselho aprovou, em janeiro de 2019, a criação da Comissão Temporária de Patrimônio Histórico (CTPH), formada pelos conselheiros Oritz Adriano Adams de Campos (Coordenador), Rômulo Plentz Giralt, Rodrigo Spinelli e pelos arquitetos e urbanistas com experiência na área Lucas Volpatto e Eduardo Hahn. Confira as principais ações da CTPH, continuadas pelo Conselho após sua dissolução.

Caminhada da Perda

A Caminhada da Perda – Arquitetura Demolida foi uma das mais importantes ações da CTPH em 2019. A ação visou identificar perdas na arquitetura de Porto Alegre, a partir de um roteiro guiado e ilustrado, e sensibilizar para as transformações da paisagem urbana da cidade. A primeira edição reuniu cerca de 200 participantes e ocorreu na Semana do Patrimônio do Rio Grande do Sul como parte da programação do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto. A segunda foi realizada durante o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos e a terceira junto às celebrações do Dia do Arquiteto e Urbanista 2019.

Calendários

Outra projeto que merece destaque são os Calendários do CAU/RS que visam valorizar o patrimônio arquitetônico gaúcho. Em 2020, foram selecionados 12 exemplares tombados. São eles: MARGS e Memorial do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Igreja Matriz de São Sebastião (Bagé), Caixa d’água da Praça Piratinino de Almeida (Pelotas), Catedral Nossa Senhora da Oliveira (Vacaria), Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos), Igreja Matriz de São Domingos (Torres), Ponte Internacional Barão de Mauá (Jaguarão), Antiga Estação Férrea (Caxias do Sul), Antigo Paço Municipal (Santana do Livramento), Casa da Neni (Antônio Prado) e Igreja de São Miguel Arcanjo (São Miguel das Missões).

Em 2022, foi realizada 1ª edição do Concurso Fotográfico do CAU/RS e as 12 imagens selecionadas estamparam o calendário temático de 2023. Além das imagens vencedoras, outras quatro receberam menção honrosa.

O processo se repetiu em 2023. A 2ª edição do Concurso Fotográfico do CAU/RS teve como tema o Art Déco, selecionou 12 imagens vencedoras para o calendário 2024 e três menções honrosas.

Conquistas judiciais

Fiscalização, jurídico e Comissão de Exercício Profissional do CAU/RS trabalharam com o suporte técnico da CTPH e, posteriormente, da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC), em defesa do patrimônio edificado.

Moinho Covolan | Farroupilha

 

Antiga fábrica da Polar | Estrela

 

Catedral de Vacaria | Vacaria

 

Cine Teatro Colombo | Sant’Ana do Livramento

 

Museu Agostinho Martha | Gravataí

 

Receita Federal do Brasil | Porto Alegre

 

Casa Kraft | Pelotas

 

Casarão histórico | Viamão

 

Prédio da Smov | Porto Alegre

Foto: Sergio M. Marques, 2018.

Atribuição privativa

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que a realização de projetos e obras de restauro em Patrimônio Histórico é atribuição privativa de arquitetos e urbanistas. Essa foi uma das mais importantes conquistas relacionadas a patrimônio histórico e cultural e respalda o CAU/RS na defesa de seus profissionais. Leia mais.

Centro de Memória

O Centro de Memória do CAU/RS, inaugurado em 16 de novembro de 2022, nasceu como uma iniciativa duplamente pioneira. Além de ser a primeira instituição museológica do CAU em todo o Brasil, é a primeira com tutela de acervos de Arquitetura e Urbanismo que utiliza o repositório Tainacan, criado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2023, ele ampliou seu acervo, agregando por comodato o acervo da Ceasa, recebendo a visita de pesquisadores e estudantes, participando de eventos e ganhando cada vez mais o merecido reconhecimento pelo trabalho pioneiro com a memória da Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul.

Acesse o site do Centro de Memória

Painel CAU/RS

A parceria com o Grupo Sinos promoveu uma discussão sobre a importância da preservação do Patrimônio Histórico. O debate foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do Jornal NH e pela Rádio ABC 900.

Editais

O Edital de Patrimônio Histórico foi uma oportunidade lançada em 2020 para alavancar projetos que fomentam o Patrimônio Histórico e Cultural. Leia mais.

O Edital de Educação Patrimonial, por sua vez, foi lançado em 2023 com o objetivo de promover a difusão do conhecimento e estimular a compreensão de profissionais, leigos e escolas quanto aos aspectos inerentes às intervenções em Patrimônio Cultural Edificado e suas interrelações. Leia mais.

Webinário

O evento teve como tema “Preservação e desenvolvimento: desafios e oportunidades”, foi realizado em formato híbrido nos dias 26 e 27 de agosto de 2021, sendo transmitido pelo canal do CAU/RS no YouTube a partir da Bibliotheca Pública Pelotense, com participação virtual dos painelistas convidados. Leia mais.

26/08/2021

27/08/2021

CAU Vivo

Em 2022, as transmissões realizadas pelo Conselho no especial CAU Vivo foram dedicadas a debater patrimônio com especialistas na área. Confira os assuntos e os vídeos de cada uma das transmissões ao vivo:

Histórico da Preservação Patrimonial no Rio Grande do Sul

Participação Comunitária na Defesa e Salvaguarda do Patrimônio Cultural

Órgãos e Mecanismos de Defesa do Patrimônio Cultural