Mensagem da Gestão

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) é uma autarquia federal, órgão público responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo em todo o estado. O CAU defende a sociedade buscando garantir que apenas profissionais habilitados exerçam as nossas atribuições, ao mesmo tempo que valoriza e profissão promovendo e ampliando o espaço de trabalho para os Arquitetos e Urbanistas.

Criado no final de 2010, o CAU está concluindo a sua terceira gestão. A primeira gestão – de construção – “saiu do zero”, superou desafios e garantiu a regulação da profissão. A segunda – de estruturação – conquistou a sede própria, ampliou o quadro de funcionários a partir de concursos, definiu rotinas e ampliou ações fiscalização.

A terceira gestão, eleita para o triênio 2018/2020, é de realização: trabalhamos para aperfeiçoar a atuação básica de rotinas, desburocratizamos e ampliamos a transparência, aumentamos em mais de 200% a fiscalização, criamos os escritórios regionais e multiplicamos as ações do CAU+perto, estendemos a nossa presença nas mídias, imprensa e redes sociais; ampliamos também as ações de enfrentamento de questões históricas da profissão como as licitações públicas e a impugnação de pregões; a qualificação do ensino e o combate ao EAD; a política de apoio às entidades e faculdades via editais públicos; a valorização das atribuições nas áreas de patrimônio, planejamento, arquitetura de interiores, PPCI e muitas outras. Outra conquista relevante foi a criação do Gabinete da ATHIS para promover e divulgar a Assistência Técnica, fomentar a construção de uma política permanente de atendimento a famílias de baixa renda por parte de Prefeituras, universidades, entidades e ONGs e ampliar o mercado de trabalho do profissional para toda a sociedade. O resultado é visível nas parcerias conquistadas e nas oportunidades que se apresentam para todos os profissionais do estado.

O CAU/RS foi pioneiro na criação do Fórum de Entidades, espaço vinculado ao Colegiado de Entidades Estaduais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU), que já congrega mais de 40 entidades de arquitetos de todo o estado. Também investimos muito no relacionamento institucional para fora da categoria levando a Arquitetura e Urbanismo para outros ambientes e estabelecendo relações com esferas de governo, legislativas e órgãos públicos, universidades, entidades empresariais e movimentos sociais buscando dialogar com a sociedade para colocar a Arquitetura e o Urbanismo mais próxima do dia-a-dia das pessoas e mais influente nas decisões culturais, legais e políticas que nos dizem respeito.

O compromisso de nossa gestão é REALIZAÇÃO! Apesar da pandemia e das dificuldades sanitárias e econômicas, seguimos atuando com determinação frente aos desafios históricos da categoria, concluindo e dando seguimento aos projetos da gestão, envolvendo os arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul na construção do CAU que a profissão exige, que os profissionais merecem e que sociedade necessita!

Tiago Holzmann da Silva  – Presidente do CAU/RS