Criação do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul

Arquitetos e urbanistas juntos são mais fortes! O Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul reúne todas as entidades que congregam arquitetos e urbanistas no Estado, sejam elas exclusivas ou mistas. O grupo, criado em 2018, se reunirá quatro vezes por ano, com aporte de recursos do CAU/RS, e debaterá temas relacionados a questões de ensino, formação e exercício profissional, como instância de assessoramento do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) vinculado ao Conselho.

Reuniões e encontros

O 1º Fórum das Entidades ocorreu no dia 29 de abril de 2019, em Porto Alegre. Foi feita uma apresentação individual em que cada entidade teve que elencar seus objetivos e desafios e responder como alcançar os objetivos e como resolver os desafios. Foram 72 sugestões de ações, pontuadas pelos participantes por ordem de importância. 

O 2º Fórum das Entidades foi realizado no dia 02 de agosto de 2019, durante a 22ª Construsul. O tema do encontro foi “Inserção profissional e remuneração do arquiteto e urbanista” e a Associação Sala de Arquitetos, de Caxias do Sul, foi reeleita como representante do grupo.

Com o tema “Desafios e perspectivas para 2020”, o 3º Fórum das Entidades ocorreu durante o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos na capital gaúcha. Na ocasião, foi feito o lançamento do Prêmio CAU/RS e apresentado o Edital de Apoio, lançado em 2020, cujo foco seriam ações realizadas pelas associações instaladas em todas as regiões gaúchas.

A assinatura do primeiro convênio do programa ATHIS Casa Saudável marcou o 4º Fórum das Entidades, realizado no dia 12 de março de 2020. O tema do encontro foi a regionalização da ATHIS pelo CAU/RS. O documento foi assinado entre a Associação Profissional de Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa (APEA-SR), representada pelo presidente Giofranco Fonseca, e o Conselho, representado pelo presidente Tiago Holzmann da Silva e a equipe do Gabinete de ATHIS, formada pelos arquitetos e urbanistas Paulo Henrique Soares e Sandra Becker.

Já durante a pandemia de Covid-19, o grupo se reuniu virtualmente para a primeira reunião online e extraordinária do Fórum. O principal debate foi justamente a pandemia e as consequências para a categoria profissional. O encontro teve como pauta o relato das entidades, a situação da região em que atuam e as iniciativas adotadas e apoiadas para contornar a crise.

O 5º Fórum das Entidades ocorreu no dia 10 de junho de 2020 e sucedeu ao lançamento do projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro. O encontro teve como pauta o detalhamento da iniciativa que procura reduzir o déficit de unidades sanitárias nas habitações de famílias de baixa renda no Rio Grande do Sul.

O primeiro encontro de 2021, realizado em 16 de abril, marcou o 6º Fórum das Entidades e foi feito em conjunto com a nova gestão do Conselho, reeleita para o triênio 2021/2023. Em pauta estiveram o Plano de 100 Dias do CAU Brasil e a Plataforma de Gestão do CAU/RS. O 7º Fórum das Entidades, por sua vez, trouxe posicionamentos do CAU/RS sobre a Resolução nº 64 – que aborda o licenciamento urbanístico e a demanda do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) para técnicos fazerem projetos e obras de até 300 m² – e alterações na Lei Kiss.

As reuniões seguiram acontecendo periodicamente e, em 2023, o grupo se reuniu para debater s situação do Vale do Taquari, atingido pelas fortes chuvas de setembro no Rio Grande do Sul.

Edital de Apoio para Entidades

O CAU/RS Fortalece teve por objetivo destinar R$ 72 mil – divididos em nove cotas de R$ 8 mil – para a realização de nove eventos em nove localidades diferentes do Estado a fim de  promover a valorização profissional, o protagonismo dos arquitetos e urbanistas, o incremento de parcerias regionais, o fortalecimento das entidades e da profissão junto à sociedade. Em função da pandemia e do impedimento para a realização de eventos presenciais, o edital foi suspenso e substituído pelo Edital de Ações Emergenciais. Leia mais.