Eventos pela qualificação e valorização profissional

Diversos eventos aproximaram o Conselho dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Além de chegar ao interior do Rio Grande do Sul com o CAU Mais Perto, temas importantes para a categoria são abordados em eventos, palestras e debates.

2023

Rumos da Arquitetura e Urbanismo

O Rumos da Arquitetura e Urbanismo foi uma ação itinerante que percorreu 12 cidades gaúchas com palestras e oficinas. Cada edição do Rumos encerrou com uma Reunião Plenária do Conselho e aprovação de uma carta temática:

2022

Trienal de Arquitetura e Urbanismo

A Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do CAU/RS, promoveu uma série de palestras, oficinas, atividades culturais, exposições e premiações para Porto Alegre (RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, o Theatro São Pedro e o Solar do IAB RS foram de ponto de encontro para as atividades da Trienal. Profissionais e estudantes da área, bem como a sociedade em geral, debateram diferentes temas, como ATHIS, Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural, Software Livre, Inovação, Acessibilidade, entre outros. Entre os destaques da programação estiveram a arquiteta e urbanista e apresentadora do Decora do canal GNT, Stephanie Ribeiro, o jornalista Marcelo Canellas e o arquiteto e urbanista Fred Cheuiche, um dos responsáveis pelo Skate Park da Orla do Guaíba.

Confira o resumo da programação e a galeria de imagens

68ª Feira do Livro de Porto Alegre

A participação do Conselho da festa da literatura gaúcha contou com lançamento de livros, sessão de autógrafos e distribuição gratuita das publicações.

2021

Lançamento da cartilha “Me formei! E agora?”

Cartilha para os profissionais recém-graduados darem os primeiros passos fora da faculdade. Arquivo disponível para download na Biblioteca do CAU/RS: caurs.gov.br/biblioteca.

Inauguração Regional Norte – Passo Fundo

A inauguração do Escritório Regional de Passo Fundo ocorreu junto à programação do Webinário Novas Formas de Morar em 23 de setembro.

Inauguração Regional Serra – Caxias do Sul

Por conta da pandemia, o momento simbólico de inauguração foi restrito a alguns conselheiros e representantes de autoridades e entidades locais em 27 de outubro.

Webinário ATHIS: Saúde e Moradia

O evento híbrido realizado no dia 28 de outubro marcou o lançamento do Escritório Regional de Caxias do Sul.

Webinário Novas Formas de Morar

O evento híbrido realizado no dia 23 de setembro marcou o lançamento do Escritório Regional de Passo Fundo e teve como objetivo pautar o exercício profissional.

Webinário sobre Patrimônio Histórico

O evento híbrido realizado dias 26 e 27 de agosto teve como tema “Preservação e desenvolvimento: desafios e oportunidades”. O encontro foi transmitido a partir da Bibliotheca Pública Pelotense, em Pelotas.

Webinário de Ensino e Formação

O primeiro dos quatro webinários realizados em 2021 ocorreu dias 24 e 25 de junho e teve como tema “A Realidade e Prática no Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo”.

2020

Homenagem a Clovis Ilgenfritz da Silva

Momento de recordar as principais ação do arquiteto e urbanista gaúcho criador da Lei de ATHIS por meio de um bate-papo entre amigos. A transmissão ao vivo pelo YouTube marcou o primeiro ano de falecimento de Clovis. Leia mais.

2019

Inauguração Regional Sul – Pelotas

Inaugurado em 29 de novembro com sucesso de público, o Escritório Regional Sul do CAU/RS atende 38 municípios da região. Autoridades municipais, representantes de entidades profissionais, conselheiros e corpo técnico do Conselho participaram da solenidade. Leia mais.

Inauguração Regional Centro – Santa Maria

O primeiro Escritório Regional do CAU/RS foi inaugurado no dia 22 de março com a presença de secretários municipais, representantes de entidades profissionais, conselheiros e corpo técnico do Conselho. Na cidade foram realizadas uma Reunião Plenária e palestras sobre honorários e contratos. Leia mais.

21º Congresso Brasileiro de Arquitetos

A capital gaúcha virou o centro da discussão e produção de conteúdo sobre Arquitetura e Urbanismo, espaço e democracia entre os dia 9 e 12 de outubro. Com homenagens, debates, sessões temáticas e uma extensa programação cultural, o evento serviu também como preparativo para o UIA2020RIO, que seria realizado em julho de 2020, no Rio de Janeiro (RJ). Leia mais.

Fórum das Entidades

Reunião de todas as entidades que congregam arquitetos e urbanistas no Estado, sejam elas exclusivas ou mistas. Nos encontros, são debatidos objetivos em comum, inserção profissional e remuneração do arquiteto e urbanista, desafios e perspectivas para o futuro das entidades e da Arquitetura e Urbanismo. Leia mais.

100ª Plenária

No dia 15 de agosto, o CAU/RS celebrou sua 100ª Reunião Plenária no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A programação especial contou com homenagens póstumas aos arquitetos e urbanistas Roberto Py, presidente do CAU/RS por duas gestões, e Briane Bicca, que atuou como conselheira federal suplente do CAU/BR eleita pelo Rio Grande do Sul. Leia mais.

Dia do Arquiteto e Urbanista

As celebrações começaram com a Caminhada da Perda e com a exposição de projetos universitários dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, Ulbra, Unisinos e UniRitter na futura sede do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). No Vila Flores, ocorreu a exibição do filme Citizen Jane: Battle for the City, sobre a ativista Jane Jacobs e em seguida mais uma edição da Arq.Festa, repetindo o sucesso da primeira edição do festival em 2018. Leia mais.

Seminário de Exercício Profissional 

O evento reuniu cerca de 300 pessoas ao longo de dois dias para debater quatro grandes temas: Licenciamento de Projetos, PPCI, ATHIS e Patrimônio Histórico. A palestra magna trouxe o arquiteto e urbanista Indio da Costa para falar sobre os desafios e o futuro da profissão. Leia mais.

Seminário de Ensino e Formação 

Um grande encontro de coordenadores de curso de Arquitetura e Urbanismo, conselheiros do CAU e especialistas em educação e ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O professor doutor em Ciência Política Paulo Speller, convidado especial, palestrou sobre os desafios para a formação superior no Brasil. Leia mais.

Seminário Regional da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/BR

Arquitetos e urbanistas de todo o país se reuniram em Porto Alegre, na sede do CAU/RS, para debater questões relacionadas à ética e à disciplina da profissão. A programação contou com uma palestra sobre a importância dos contratos de Arquitetura e Urbanismo com o arquiteto e urbanista André Huyer, que compartilhou experiências, com exemplos de casos práticos e consequências. Leia mais.

65ª Feira do Livro de Porto Alegre

Caminhadas temáticas em parceria com o Free Walk POA, lançamento dos novos títulos da série Coleções CAU/RS e atendimento aos arquitetos e urbanistas através do programa itinerante do Conselho foram algumas das atividades realizadas. Leia mais.

22ª Construsul

Palestras sobre sobre Tabela de Honorários e elaboração de contratos de serviços de Arquitetura e Urbanismo marcaram a presença do CAU/RS em mais uma edição da Feira Internacional da Construção, em Porto Alegre. Leia mais.

Palestras sobre Contratos e Tabela de Honorários

2018

Dia do Arquiteto e Urbanista

O evento contou com programação cultural voltada para as artes, música e cinema. Também foi realizada a primeira edição da Arq.Festa, festival de bandas formadas por arquitetos e arquitetas ou estudantes da área. Saiba mais.

Seminário de Exercício Profissional  

Realizado em setembro, reuniu profissionais de todas as regiões do país presencialmente e também pela internet. Contou com debates sobre consumo de arquitetura, ATHIS, caso do Plano Diretor de São Paulo, luta contra o pregão, Patrimônio Histórico, entre outros. Leia mais.

Seminário de Ensino e Formação  

Uma imersão em três assuntos de relevância para o ensino profissional: Diretrizes Curriculares, Extensão e Ensino à Distância (EaD). Leia mais.

III Seminário Regional Sul de BIM

Em parceria com a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, apoio do SINTERGS e entidades representativas da arquitetura e engenharia do Rio Grande do Sul, o Seminário ocorreu em dezembro com o objetivo de dar continuidade às ações de disseminação do conhecimento e fomento da adoção do BIM em projetos e obras de arquitetura e engenharia. Leia mais.

1º Ciclo de Debates sobre Obras Públicas

Parceria inédita entre o CAU/RS, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), Sindicato de Auditores Públicos Externos do TCE/RS (CEAPE-Sindicato) e Escola Superior de Auditoria Pública (ESAP). O evento, também realizado em dezembro em Porto Alegre, abordou temas como a relação entre projeto e falhas de execução; fiscalização de obras, suas etapas e funcionamento na prática; pregão; e má utilização de recursos públicos. Leia mais.

  • 64ª Feira do Livro de Porto Alegre: ação em parceria com o grupo Free Walk POA, o Conselho realizou caminhadas de arquitetura, com um olhar diferente sobre a cidade, aos sábados e domingos, durante todo o período da Feira. Participaram aproximadamente 550 pessoas nos três finais de semana.
  • 21ª Construsul: a assessora Jurídica do CAU/RS, Suzana Rahde Gerchmann ministrou a palestra de Contratos de Serviços de Arquitetura e Urbanismo. A equipe do CAU Mais Perto esteve presente com a unidade móvel do furgão, prestando atendimento ao público e realizando coleta biométrica para emissão da Carteira de Identidade Profissional.
  • Iberê nas Praças: iniciativa da Fundação Iberê Camargo com apoio do CAU/RS, levou para 6 cidades da Região Metropolitana atividades artísticas, de preservação e valorização da cultura e de apresentação da obra do artista gaúcho Iberê Camargo.  

Palestras sobre Contratos e Tabela de Honorários

Problemas nas relações contratuais entre contratantes e arquitetos e urbanistas são uma das maiores causas de processos ético-disciplinares no CAU. A primeira edição da palestra sobre Contratos de Serviços de Arquitetura e Urbanismo foi realizada na Construsul em agosto, com sucesso de público, e outras vieram na sequência. A palestra de Tabela de Honorários, que já era ofertada pelo CAU, seguiu auxiliando os profissionais a cobrarem pelos seus serviços em diversas cidades. Todos os eventos do CAU/RS são gratuitos.