CAU Mais Perto dos profissionais e empresas do interior

O CAU Mais Perto é o programa de atendimento e fiscalização que leva o CAU/RS aos arquitetos e urbanistas de todo o Rio Grande do Sul. A equipe itinerante oferece a profissionais e empresas a mesma qualidade dos serviços prestados na sede, em Porto Alegre, e nos Escritórios Regionais em Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas.

Atendimento

O atendimento aos profissionais é realizado no furgão. A equipe está preparada para sanar dúvidas sobre Pessoa Física, Pessoa Jurídica, RRT, fiscalização, anuidade e assuntos relacionados ao exercício profissional. No espaço, também é possível realizar a coleta biométrica para emissão da Carteira de Identidade Profissional.

  1. Solicite e obtenha o Registro Profissional;
  2. Solicite a Carteira Profissional;
  3. Efetue o pagamento da taxa de emissão da Carteira;
  4. Realize a coleta biométrica.

As três primeiras etapas podem ser feitas à distância. A cartilha “Me Formei! E Agora?”, no capítulo “Como me registro no CAU?”, explica em detalhes e tira as principais dúvidas sobre o assunto. A única etapa presencial é a coleta biométrica, que pode tanto realizada com as equipes do CAU Mais Perto, quanto nos Escritórios Regionais ou na sede do Conselho, em Porto Alegre.

Fiscalização

As ações de rotina de fiscalização crescem a cada ano que passa. Entre as ações do CAU Mais Perto nas cidades está a fiscalização, uma das principais atribuições do Conselho, além de orientar e disciplinar a profissão. A equipe prepara rotas para verificar o cumprimento da legislação em obras, condomínios, feiras, mostras etc. Os fiscais fazem a coleta de dados e, detectada alguma irregularidade, o profissional de Arquitetura e Urbanismo responsável técnico pela obra ou serviço recebe uma notificação preventiva.

Em 2022 e 2023, a Operação Verão veio para reforçar a fiscalização no litoral gaúcho na temporada marcada pelo aumento de obras e reformas e do movimento nas regiões praianas.

CAU Mais Perto | Confira as últimas notícias