Datas Especiais

Uma semana dedicada a arquitetas e urbanistas

O CAU/RS prestou sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher com entrevistas especiais, programa na Rádio Arquitetura e fala do Presidente às colaboradoras do Conselho

CAU/RS

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Presidente do CAU/RS, Roberto Py, falou às colaboradoras do Conselho, um total de 37 mulheres. O Presidente manifestou seu respeito às profissionais que se dedicam ao desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo, bem como às atividades do próprio CAU/RS. Uma mensagem que exalta o histórico de luta das mulheres foi encaminhada para as colegas e segue abaixo para conhecimento de todos.

De 7 a 11 de março, foram publicadas entrevistas com arquitetas e urbanistas premiadas em 2015. Entre elas, Ana Lore Miranda e Tania Bertolucci, finalistas do concurso Imagem da Capa da AAI Brasil/RS, Karla Moroso, vencedora do Prêmio Arquiteto do Ano, do SAERGS, pelo trabalho de regularização fundiária do Morro Santa Teresa em Porto Alegre, Luciana Hoff, vencedora do mesmo prêmio na categoria Jovem Profissional, e Cristiane Lavall, pelo Prêmio CAIXA IAB RS José Albano Volkmer.

No programa Uma Tarde no CAU/RS (09/03), transmitido pela Rádio Arquitetura, estiveram presentes as arquitetas Lisiane Nunes, capitã do Corpo de Bombeiros, Vera Fabrício Carvalho, profissional que está há mais tempo em atividade no estado, Clarice Debiagi, vice-presidente das Regionais da AsBEA Nacional, e Silvia Barakat, presidente da AAI Brasil/RS e Conselheira do CAU/RS.

Uma Tarde no CAU/RS
As arquitetas Lisiane Nunes, Vera Fabrício, Clarice Debiagi e Silvia Barakat reunidas para o Uma Tarde no CAU/RS especial Dia Internacional da Mulher.

CAU/RS – 8 de março, Dia Internacional da Mulher

Um dia para recordar lutas e olhar para o presente. O dia 8 de março foi escolhido como Dia Internacional da Mulher por marcar a data de início de uma greve ocorrida na Rússia durante a Primeira Guerra Mundial. Más condições de trabalho, baixos salários e fome eram algumas das inquietações que levaram as mulheres à luta. Anos antes, a bandeira da cidadania política já havia sido levantada por mulheres em outras regiões do mundo. O voto feminino, por exemplo, foi conquistado a partir da ação de sufragistas que tomaram as ruas, reivindicando igualdade jurídica e política no final do século 19. Quase cem anos se passaram até que em 1977 o “8 de março” foi reconhecido pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.

Apesar da conquista de direitos, nossa história ainda é recente. Muitas de nós já nascemos em melhores condições de disputa por espaço na sociedade. No entanto, ainda há muito a ser conquistado. Nossas lutas mudaram, mas não são menores nem menos importantes. É preciso debater sobre gênero, violência contra a mulher, disparidade salarial. É preciso reconhecer os avanços e unir esforços para que, no futuro, as lutas de hoje sejam realidade, como as do passado já são.

Mulheres, parabéns pelo seu dia. Parabéns pelo seu trabalho e pelas conquistas diárias. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo presta essa homenagem, com um resgate histórico, para relembrar que todo dia é dia de luta. Todo dia é 8 de março.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Por que implantar políticas afirmativas para as mulheres?

Dia da Mulher: Seminário, lançamento de livro e conteúdos especiais

Dia Mundial das Cidades: uma data para ressaltar o valor da Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo